03 Abr 2023
Evento aconteceu em Belo Horizonte e reuniu representantes de 100 cidades mineiras
A Federaminas realizou entre os dias 30 e 31, o Encontro de Presidentes, Diretores e Executivos, o evento foi marcado por várias palestras que fomentam o conhecimento e mudança da mentalidade dos representantes das ACEs. A ACE Sacramento esteve presente, representada pelo presidente Guilherme Borges, a secretária executiva Inês Fonseca, e Ihana Junqueira, presidente da CME Sacramento.
O encontro iniciou com o presidente da Federaminas, explicando o propósito do EPE 2023. “As nossas entidades precisam buscar sustentabilidade financeira, é indispensável que o ambiente associativista seja um local agregador”, afirma o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
Douglas Cabido, diretor técnico do Sebrae, comenta sobre a relevância da parceria entre as Associações Comerciais e o Sebrae. De acordo com Cabido, o trabalho conjunto promove ações que podem gerar desenvolvimento econômico local e rentabilidade para as diversas ACEs do Estado. “Juntos nós podemos tornar Minas Gerais referência de empreendedorismo e expandir as ações fomentadas pelo ecossistema das associações comerciais”, diz Cabido.
Em seguida, Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, falou sobre o prestígio de participar de mais um evento da Federaminas. “É uma honra de estar na casa do associativismo”, comenta. Passalio ainda explica que, para realizar gestão pública de qualidade, é necessário participar e entender o associativismo, como um dos agentes de desenvolvimento local, junto de entidades como as ACEs, para alcançar bons resultados.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, durante a sua apresentação explica como surgiu o PAR. “Eu comecei a encarar os meus problemas de frente e faço esse exercício constantemente em minha vida, acredito que seja importante trazer essa mentalidade para o sistema Federaminas”, fala Valmir.
Valmir traz para os participantes a reflexão sobre viver dentro de uma bolha. “Para o crescimento pessoal e profissional, é necessário sair da sua bolha de pensamentos e conviver com as diferenças”. Segundo ele, para se ter um propósito é preciso primeiro sair da sua bolha e só assim, traçar seus propósitos de vida, que serão fundamentais para entender quais ações deverá tomar e assim alcançar os resultados que busca.
O palestrante Geraldo Rufino, se apresentou na tarde do primeiro dia do EPE 2023, ele iniciou sua apresentação ressaltando a importância de se conectar com outras pessoas. “A minha palestra é um papo reto, é sobre a vida real, sobre a nossa principal base que é a família”, fala Rufino.
Ele conta que seu primeiro exemplo de empreendedorismo, começou em casa com sua mãe, “as mulheres são o maior exemplo de força e garra, não subestimem as mulheres, pois tudo que eu sei hoje aprendi com a minha mãe”, comenta. Rufino, fala que é importante aprender a conviver com as diferenças no ambiente do mercado de trabalho.
“A criação do networking começa em casa, conquistar o outro é importante para qualquer tipo de relacionamento. Aprender a fazer o relacionamento em casa e com a dinâmica familiar, me ajudou a me conectar com as pessoas e os diferentes pensamentos que nos cerca a todo tempo”, afirma.
“Para evoluir e crescer no ambiente empresarial, não é preciso estudar em grandes universidades, é preciso fazer o simples e se tornar líder por admiração, seja a pessoa que as outras admiram. É possível chegar lá todos os dias, basta olhar para si e olhar para seus propósitos, somos humanos, nós temos capacidade de lutar e não desistir dos nossos sonhos” conta Rufino.
Fonte: federaminas.com.br / Comunicação ACE
Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.